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CEFET-MG

Minicursos

Última modificação: Quarta-feira, 22 de agosto de 2018
MINICURSO COORDENAÇÃO
01  

Juventudes em vulnerabilidades sociais: classe, raça, gênero, educação, trabalho, violência e criminalidade.

 

Raquel Quirino

Sílvia Danizete Pereira Barbosa

02 Educação profissional do estudante com deficiência: historia, concepções e politicas atuais Izaura Maria de Andrade da Silva
03 Integração entre benefícios e serviços das política sociais com o SUAS: em busca de caminhos para garantir proteção social em tempos de crises Angélica Cristina Nagel Hullen
04 Racismo ambiental, territorialidades e justiça ambiental  

Jessica Lorrany de Jesus Silva

Carlos Henrique Mesquita do Prado

05 Interseccionalidade e a educação básica: desafios e possibilidades de construção de um currículo emancipador

 

Heli Sabino de Oliveira

Adelson Afonso da Silva França Jr

Daiana Maria da Silva

Vanderleia Reis

Silvani dos Santos Valentim.

06 A violência simbólica contra a mulher na propaganda brasileira: as agências, as peças publicitárias, o público e a atuação do Conar.

Alessandra Mara Vieira – Mestra em Estudos Literários pela UFMG. Professora do IFMG Campus Ipatinga

07 Ser e tornar-se negra(o): reflexões de gênero e raça na educação. Ângela Silva Sousa

Fernanda Chamarelli de Oliveira

Flávio Braga Mota

 

08 Reflexões sobre Empoderamento Feminino: da emancipação à banalização Cristiane Dornellas Ribeiro – Assistente Social do IFMG Campus Congonhas – Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Mariane Maria de Carvalho Cunha – Mestranda em Educação Profissional Tecnológica pelo IFMG Campus Ouro Branco, pedagoga, administradora e servidora do IFMG Campus Congonhas.

09 Desafios da participação e da inclusão políticas no Brasil contemporâneo Mariana Sales de Abreu
10 Imbricação de opressões: a centralidade das questões de gênero, raça, classe e sexualidade no pensamento de feministas negras lésbicas Juliana Gonçalves Tolentino
11 Literatura afro-brasileira Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo

Laísa Marra

12 Desafios para a mulher na educação profissional e no mundo do trabalho Bruna Gonçalves

Camila Gonçalves

Kelly Resende Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, Pedadoga e Designer Instrucional.

Raquel Quirino.

13  

 

O aluno negro e a escola: Práticas, discursos e desafios.

 

 

Ariany da Silva Bezerra

Chrislaine Aparecida de Souza

Fernanda Gomes Marques

Thiago Antunes Marques

14 A literatura negra na sala de aula do Ensino Médio: propostas de

trabalho a partir de contos e poemas

 

Gláucia do Carmo Xavier -Pós-doutoranda em Estudos da Linguagem na UFF, doutora em Língua Portuguesa pela PUC-MG e mestre em Educação também pela PUC-MG. Professora de dedicação exclusiva do IFMG no Ensino Médio e no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Líder do grupo de pesquisa GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura).

Érica Alessandra Fernandes Aniceto

15 Crítica Pós-Colonial em Educação: contribuições para a formação de educadores para a diversidade Luana Carla Martins Campos Akinruli – doutora em Antropologia na Linha de Pesquisa Arqueologia do Mundo Moderno e Contemporâneo (UFMG), mestra em História pela Linha História Social da Cultura (UFMG) e licenciada em História (UFMG).

Samuel Ayobami Akinruli doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela linha de pesquisa Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento (PPGCI/UFMG), possui mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (UFMG), especialização em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais / Geoprocessamento (UFMG), bacharelado em Ciências Econômicas (LASU e UFMG).

16 Relações de gênero na ciência e tecnologia: o lugar da mulher é onde ela quiser!  

Graciela Andrade Boschetti

Lucimara Moreira da SilvaRodrigo Zola Bahia

Raquel Quirino

 

 

 MINICURSO  01) Juventudes em vulnerabilidades sociais: classe, raça, gênero, educação, trabalho, violência e criminalidade.

Este minicurso pretende discutir as diversas vulnerabilidades a que estão sujeitos os jovens no Brasil contemporâneo abordando questões relacionadas à classe, raça, gênero, educação, trabalho, violência e criminalidade que perpassam a vida desses jovens.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Raquel Quirino e Sílvia Danizete Pereira Barbosa

MINICURSO  02) Educação profissional do estudante com deficiência: história, concepções e politicas atuais.

O minicurso pretende discutir a interface da educação profissional e educacional especial em diversos momentos históricos, destacando as concepções dessas modalidades de ensino e as políticas, abordando a história da interface da educação profissional e educação especial, concepções dessas modalidades de ensino, legislação e políticas atuais

Público Alvo: Professores, estudantes, pesquisadores, membros de NAPNES, membros de ONGs e movimentos sociais.

Coordenação: Izaura Maria de Andrade da Silva

MINICURSO  03) Integração entre benefícios e serviços das políticas sociais com o SUAS: em busca de caminhos para garantir proteção social em tempos de crises.

O minicurso pretende trazer para o debate categorias como políticas sociais, proteção social bem como o protagonismo  da política de Assistência Social e do SUAS no que se refere ao acesso/ampliação da proteção social no Brasil, dialogando sobre a importância da integração entre benefícios, serviços, programas e projetos na  execução das políticas sociais, em especial na política de Assistência Social, bem como sobre a  importância da formação de uma rede Inter setorial de proteção social com vistas a garantia dos direitos sociais.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Angélica Cristina Nagel Hullen

MINICURSO  04) Racismo ambiental, territorialidades e justiça ambiental

O minicurso pretender discutir a diversidade de formas de apropriação do ambiente e a hegemonia do modo de apropriação capitalista industrial; abordar questões relacionadas à administração de riscos; apresentar conceitos de territorialidade, racismo ambiental e justiça ambiental e debater situações cotidianas de injustiça ambiental à luz dos conceitos trabalhados.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Jessica Lorrany de Jesus Silva e Carlos Henrique Mesquita do Prado

MINICURSO  05) Interseccionalidade e a educação básica: desafios e possibilidades de construção de um currículo emancipador

O minicurso tem como foco a discussão sobre interseccionalidade de raça e gênero na educação básica com a expectativa de contribuir com a construção de um currículo emancipador. Além disso a questão da prática pedagógica será debatida na perspectiva da aproximação das realidades dos sujeitos à luz das questões de gênero, raça, sexualidade e classe.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Heli Sabino de Oliveira, Adelson Afonso da Silva França Jr., Daiana Maria da Silva e Vanderleia Reis e Silvani dos Santos Valentim.

MINICURSO  06) A violência simbólica contra a mulher na propaganda brasileira: as agências, as peças publicitárias, o público e a atuação do Conar.

A pretensão deste minicurso é revelar como os novos e antigos “modos de ser mulher” aparecem retratados sob a ótica da propaganda no Brasil. As discussões vão buscar uma análise de como as práticas discursivas produzidas pelos anunciantes veiculam noções existentes na sociedade, reproduzem valores e preconceitos de difícil combate. Mais do que isso, esse discurso repete argumentos que legitimam perigosamente a ideologia dominante e reforça estereótipos que, embora duramente combatidos em outras instâncias sociais, permanecem como prática natural na construção do que a publicidade insiste chamar humor. E por serem as práticas discursivas produzidas por redatores especializados em ambiente próprio, o minicurso pretende também analisar a relação existente entre os papeis exercidos pelas mulheres nas agências de publicidade – locais onde se geram os anúncios, textos e todo um discurso sobre gênero – e a perpetuação de uma prática textual discriminatória em relação à mulher.

Ao final do minicurso, espera-se que o olhar atento às peças publicitárias – e ao contexto mais amplo de sua produção – possa ser capaz de suscitar ações e um pensamento reflexivo sobre a enorme
distância existente entre os avanços que a sociedade busca em relação à questão da mulher e o modo como a figura feminina é ainda sistematicamente representada na publicidade brasileira.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Alessandra Mara Vieira

MINICURSO  07) Ser e tornar-se negra(o): reflexões de gênero e raça na educação.

Este minicurso objetiva levantar questionamentos e busca informações e interpretações a partir de valores, atitudes e perspectivas africanas, para que possamos assim estabelecer novas percepções sobre o estudo de história da África, dando ênfase às categorias de sexo e gênero e o lugar social assumido pelas mulheres em diferentes sociedades do continente na antiguidade e no período pré-colonial, sendo estas as sociedades egípcia, kushita e yorubá. Pretende-se apresentar um estudo que considere as questões, fontes e conhecimentos endógenos dessas sociedades, buscando representar uma apropriação crítica do tema em questão, e uma produção epistêmica das relações de gênero que rompa com as narrativas de produção ocidental, considerando o local etnográfico específico de sua pesquisa, bem como as relações sociais, históricas e culturais ali presentes.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Ângela Silva Sousa, Fernanda Chamarelli de Oliveira, Flávio Braga Mota

MINICURSO  08) Reflexões sobre Empoderamento Feminino: da emancipação à banalização

O minicurso discutirá as relações de gênero em nossa sociedade através da discussão de conceitos relacionados à igualdade de gênero, com enfoque no empoderamento feminino. Apresentará também os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que devem ser implementados por todos os países até o ano de 2030, com foco no objetivo 5 – Igualdade de gênero. Pretende-se ainda pensar coletiva e criticamente o uso desenfreado do tema empoderamento feminino, que dissemina a banalização de valores e expectativas sociais de gênero. Esta proposta está vinculada ao projeto de extensão Valorização da diversidade no ambiente escolar do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Congonhas.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Cristiane Dornellas Ribeiro e Mariane Maria de Carvalho Cunha

MINICURSO  09) Desafios da participação e da inclusão políticas no Brasil contemporâneo

O minicurso pretende debater o conceito de participação e as consequências práticas da sua intensificação, explorando os meios de inclusão de populações fragilizadas, seja pela via eleitoral ou por outros caminhos, apresentando algumas propostas de institucionalização da participação em prática no Brasil ou outros países estruturalmente semelhantes (Índia, Moçambique, etc.), além de refletir qual o impacto do contexto de polarização política e crise democrática na participação.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Mariana Sales de Abreu

MINICURSO 10) Imbricação de opressões: a centralidade das questões de gênero, raça, classe e sexualidade no pensamento de feministas negras lésbicas

O minicurso pretende apresentar como o pensamento de feministas negras lésbicas articula, evidencia e analisa a interseccional idade das questões de gênero, raça, classe e sexualidade através de um resgate bibliográfico, de compartilhamento e trocas de vivências com acadêmicas, ativistas e sujeitas negras, lésbicas e muitas vezes de classe popular, onde poderá se perceber a produção de um conhecimento localizado na experiência concreta, mas que geralmente não é legitimado nos setores sociais.

Público Alvo: Livre

Coordenação:  Juliana Gonçalves Tolentino

MINICURSO 11)  Literatura afro-brasileira

Considerando a pouca presença de escritoras e escritores negras(os) nos currículos dos cursos de Letras e nos manuais de história da literatura, faz-se necessário apresentar a tradição literária afro-brasileira a fim de problematizar a aparente homogeneidade da literatura canônica reconhecida pelo recorte exclusivamente nacional. Nesse sentido, o principal objetivo deste minicurso é apresentar um panorama literário e crítico sobre literatura afro-brasileira. Para tanto, o curso será realizado em dois encontros. No primeiro, serão discutidas as diferentes abordagens do conceito de literatura afro/negro-brasileira, destacando convergências e divergências teóricas. No segundo encontro, será feita uma leitura historiográfica e interpretativa a partir de fragmentos de textos de: Esperança Garcia, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Miriam Alves, Ana Maria Gonçalves. Com isso, esperamos oferecer aos participantes um arcabouço reflexivo que desafie o discurso hegemônico sobre literatura brasileira – sua história, formação, cânones, temas e estéticas; e amplie o campo literário, com a inserção de novas categorias, textos e agentes.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo e Laísa Marra

MINICURSO 12) Desafios para a mulher na educação profissional e no mundo do trabalho

O minicurso pretende discutir a divisão sexual do trabalho e as relações sociais de sexo/gênero, abordando questões relacionadas aos desafios para a mulher na educação profissional nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como no mundo do trabalho ao adentrarem profissões tipicamente masculinas.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Bruna Gonçalves, Camila Gonçalves e Kelly Resende e Raquel Quirino.

MINICURSO 13) O aluno negro e a escola: Práticas, discursos e desafios.

Este minicurso resulta de uma pesquisa realizada, entre 2016 e 2017, em uma escola da rede estadual com estudantes negros do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. T, a partir daí a intenção de problematizar os seguintes elementos: As práticas pedagógicas da escola contribuem para uma democracia racial? Quais são os discursos e comportamentos (re)produzidos na escola que enaltecem o racismo? Quais são os desafios encontrados que dificultam a superação de práticas racistas? Apresentamos como proposta a elucidação de práticas (re)produtoras racistas no contexto escolar e suas influências no processo de identidade dos alunos negros, buscamos também, desconstruí-las a fim de contribuir com uma sociedade igualitária e sem preconceitos.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Ariany da Silva Bezerra, Chrislaine Aparecida de Souza, Fernanda Gomes Marques e Thiago Antunes Marques

MINICURSO 14) A literatura negra na sala de aula do Ensino Médio: propostas de trabalho a partir de contos e poemas

Este minicurso objetiva socializar as experiências que o grupo de estudos GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) vivenciou na sala de aula, do Ensino Médio, de uma instituição pública, a partir de textos de literatura negra das autoras Conceição Evaristo, Cristiane Sobral e Míriam Alves. Inicialmente, a oficina abordará a relevância e razões a respeito do trabalho com literatura negra para jovens, assim como o conceito de “Literatura Negra”. Em seguida, pretende-se apresentar cinco atividades feitas na sala de aula e seus impactos no cotidiano da escola.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Gláucia do Carmo Xavier e Érica Alessandra Fernandes Aniceto

MINICURSO 15) Crítica Pós-Colonial em Educação: contribuições para a formação de educadores para a diversidade

Este minicurso pretende promover discussões sobre as contribuições dos estudos pós-coloniais para o campo da Educação, especialmente à luz das reflexões promovidas por Paulo Freire ao longo de sua trajetória. A corrente denominada pós- colonialista se trata de um movimento epistêmico, intelectual e político cujos argumentos estão comprometidos com a superação das relações de colonização, colonialismo e colonialidade. É um campo aberto de disputas, mas que possuem centralidade nos questionamentos sobre a hegemonia da produção de conhecimento e de seus discursos. A abordagem do minicurso tem por finalidade discutir os contrapontos sobre a universalização dos conceitos, reforçando o referencial necessário de descolonização de metodologias.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Luana Carla Martins Campos Akinruli e Samuel Ayobami Akinruli

MINICURSO 16) Relações de gênero na ciência e tecnologia: o lugar da mulher é onde ela quiser!

Este minicurso pretende a bordar o papel da mulher nas carreiras científicas e tecnológicas ressaltando a desigualdade de oportunidades e os mecanismos de exclusão e segregação da mulher nesses espaços, bem como discutir sobre sororidade de modo a elucidar as formas de resistência e promoção da igualdade de oportunidades, para que cada vez mais as mulheres escolham livremente as áreas onde desejam atuar.

Público Alvo: Livre

Coordenação: Graciela Andrade Boschetti, Lucimara Moreira da Silva, Rodrigo Zola Bahia e Raquel Quirino.


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