MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Oficinas

Última modificação: Segunda-feira, 4 de junho de 2018
OFICINAS COORDENAÇÃO
01 A educação inclusiva Flávia Reis – Instituto Mano Down
02                             Alfabetização Flávia Reis – Instituto Mano Down
03 Afroempreendedorismo: um caminho para o protagonismo das mulheres negras? Ruth Sheila Souza, Angélica Cristina Nagel Hullen e Rita de Cássia Salles Diirr
04 Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Reforço das Garantias dos Direitos Humanos e de Gênero Angélica Cristina Nagel Hullen,  Rita Costa e Simone Cuber
05 Os desenhos animados a partir de estudos de Gênero, sexualidade, cultura e processos de subjetivação. Erick Teixeira Gonçalves e Luis Filipe Pereira Santos
06 Oficina de escrita: uma literatura da vida Ayana Omi Amorim de Oliveira e Thais Ferreira Dutra

 OFICINA  01) A educação inclusiva

A oficina pretende realizar através de momentos de exposição, de discussão em grupo e de sínteses e conclusões projetivas o aprofundamento na concepção de integração de contextos na constituição de uma educação inclusiva.

Vagas: 50

Carga horária: 7 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Flávia Reis – Instituto Mano Down

 

OFICINA  02) A educação inclusiva

A oficina pretende realizar através de relatos de casos, vivências práticas e materiais concretos de suporte o processo de desconstrução de estigmas sobre alfabetização de pessoas com deficiência intelectual.

Vagas: 50

Carga horária: 5 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Flávia Reis – Instituto Mano Down

 

OFICINA  03) froempreendedorismo: um caminho para o protagonismo das mulheres negras?

Esta oficina tem como objetivo a discussão acerca do afroempreendedorismo feminismo por meio da apresentação de conceitos, concepções sobre gênero, cor e mundo do trabalho, trazendo a perspectiva do empreendedorismo para mulheres negras, bem como apresentar o case do Baobab, para que os participantes possam conhecer mais sobre o tema e levá-los para os seus ambientes, sejam eles de prática profissional, de ativismo, academia, pessoal e familiar, a fim de que seja visualizada, bem como sejam apresentadas essas perspectivas para as mulheres negras, com vistas ao protagonismo das mesmas.

Vagas: 30

Carga horária: 2 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Angélica Hullen, Rita Diirr e Ruth Scheila

 

OFICINA  04) Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Reforço das Garantias dos Direitos Humanos e de Gênero

A presente oficina pretende discutir com os (as) participantes sobre atemática dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, relacionado com temas como gênero e cor, outros fatores, como o sexismo e o racismo, se fazem presentes nesse debate e constituem determinantes sociais das condições de saúde, tais como desigualdades sociais e precariedade no acesso às políticas públicas, que acabam gerando cenários de mortalidade por exemplo, representando uma grande lacuna entre a conquista e a efetivação dos direitos reprodutivos, como também constituem fatores impeditivos para o exercício do direito humano à saúde.

Vagas: 30

Carga horária: 2 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Angélica Cristina Nagel Hullen,  Rita Costa e Simone Cuber

 

OFICINA  05) Os desenhos animados a partir de estudos de Gênero, sexualidade, cultura e processos de subjetivação

Discutir sobre a diversidade sexual, falar sobre gênero e refletir sobre o preconceito e a discriminação que envolve orientações sexuais, identidades de gênero, bem como os processos de subjetivação produzidos a partir de desenhos animados no âmbito da psicologia social.

Vagas: 30

Carga horária: 2 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Erick Teixeira Gonçalves e Luis Filipe Pereira Santos

 

OFICINA  06) Oficina de escrita: uma literatura da vida

Esta oficina visa construir um ambiente de formação política, cultural, crítica, social e racial, contribuindo para a conscientização dos/as participantes sobre o lugar que ocupam em uma sociedade racista, patriarcal, excludente e desigual. Busca-se, dessa forma, apresentar novas possibilidades de produções literárias que retratam suas realidades por meio da escrevivência.

Vagas: 30

Carga horária: 2 horas

Público Alvo: Livre

Coordenação: Ayana Omi Amorim de Oliveira e Thais Ferreira Dutra

 


as